Video Wall

Video wall é um sistema de comunicação visual composto pelo arranjo de vários monitores profissionais, específicos para aplicações de Video Wall (VideoWall), alinhados com precisão de forma a criar um conjunto único como se fosse um grande painél.

Ilustracao de videowall

A definição correta de um videowall deve considerar diversos aspectos como:

  • Tipo de Conteúdo
  • Espaço Disponível
  • Distância da Visualização
  • Objetivo do Sistema
  • Baseado nestas e em outras variáveis, é possível definir qual o modelo de monitor profissional mais adequado, tipo de suporte de fixação, cabeamento, players e acessórios necessários.
  • Alem disso, outros detalhes tecnicos são importantes na definição de um projeto, como prever de que forma será possível controlar o sistema e como proceder em caso de necessidade de manutenção com impacto mínimo ao sistema.
  • Não é recomendável o uso de televisores convecionais em sistema de vídeo wall pois, além de possuirem bordas largas do gabinete prejudicam na visualização do contéudo, possuem menor durabilidade, não permitem ajustes de uniformidade entre as imagens do monitores e requerem processadores externos, os quais são embutidos nos monitores profissionais próprios para esta aplicação.
  • A Optiart é especialista neste tipo de sistema e pode auxiliar desde a definição da disposição, escolha do modelo de monitor mais indicado e tamanho do sistema, passando pela elaboração do projeto de infraestrutura e sua execução, e até na gestão do conteúdo e manutenção. Saiba mais sobre nossos serviços.

Video Wall Padrão

O videowall padrão ou video wall regular é aquele onde todos os monitores seguem uma única orientação (todos em modo retrato ou todos em modo paisagem), seguindo uma composição em matriz

Videowall 2x2 paisagem
Videowall 2x2 Paisagem
Videowall 1x3 retrato
Videowall 1x3 Retrato
Videowall 2x3 paisagem
Videowall 2x3 Paisagem

A Optiart é especialista neste tipo de solução. Desenvolvemos um suporte especial que permite que o videowall seja embutido em nicho com folga apenas 1 cm ao redor do sistema. Além disso, possuimos todos os componentes e serviços necessarios para melhor aproveitamento do videowall. Conheça nossas soluções de Sinalização Digital.

Video Wall Irregular

Quando a finalidade do video wall é causar impacto, é possível arrajá-lo de forma criativa criando um formato com design diferenciado e fora do convencional.

Exemplo de Videowall Irregular
Videowall Irregular - Exemplo 1
Exemplo de Videowall Irregular
Videowall Irregular - Exemplo 2
Exemplo de Videowall Irregular
Videowall Irregular - Exemplo 3

Isto poderia impactar em uma maior dificuldade na criação de conteúdo para exibição no sistema, porém, a Optiart dispõe de ferramentas em software ou processadores especiais que permite que conteúdos convencionais sejam adaptados para exibição nestes sistemas, facilitando a geração do conteúdo ou aproveitando vídeos e imagens pré existentes

Suporte de fixação
do videowall

Suporte de videowall da Optiart

Tão importante quanto os equipamentos considerados no videowall, são os suportes de fixação que permitem a composição dos monitores. Suportes de TV convencional são recomendados, pois não possuem os recursos de ajustes finos de alinhamento vertical, horizontal, rotacional e de inclinação importantes para um melhor resultado final.

Nosso suporte de parede para videowall foi desenvolvido pensando não somente nos recursos de alinhamento, mas tambem na possibilidade de permitir que o videowall seja embutido em nichos com folga muito pequenas e também permita acesso fácil em caso de necessidade de manutenção. Para isso, esse suporte de videowall é retrátil e possui trava de fixação tipo “click”, permitindo a remoção individual de cada tela em caso de necessidade de manutenção, mesmo que o videowall esteja embutido.

Além disso, temos opção de suporte de piso e de teto para video wall.