Inovação para o seu negócio
Projetos
Existem diversos tipos de borda para videowall que podem ser utilizados e essa grande variedade associada a grande quantidade de tamanhos diferentes de monitores pode tornar bastante difícil a tarefa de escolher a melhor configuração.
Num primeiro momento é importante dividir os tipos de borda para videowall em duas categorias:
1 – VideoWall
2 – Outros
Apesar de existirem diversos projetos feitos com monitores de bordas mais grossas – ou até mesmo televisores – a verdade é que a maior parte destes monitores de bordas mais grossas não são indicados pelo fabricante para fazer projetos de videowall, basta uma rápida verificação no manual do produto e já se verifica que é necessário que exista espaço entre o monitor e todas as suas laterais, impossibilitando, portanto, que seja feito um videowall.
Além disso, em geral, esse monitores – e também televisores – não tem as bordas retas impossibilitando alinhamento entre as telas.
Os tipos de borda para videowall disponíveis atualmente nos principais fabricantes presentes no Brasil são as bordas de 3,5mm, 1,8mm e 0,88mm, sempre lembrando que essas bordas já são a junção de duas telas, portanto, a somatória da borda dos monitores instalados lado a lado.
Quanto menor for a borda, e 3,5mm já é uma borda muito fina, torna-se mais importante o uso de suportes adequados, que devem ser fabricados com precisão milimétrica seguindo rigorosos processos de segurança e qualidade.
Deve-se evitar uso de suportes artesanais ou adaptados, pois é muito difícil atingir o nível requerido de precisão que permita o alinhamento das telas com bordas ultra finas utilizando peças que não seja fabricadas com precisão industrial.